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Gastronomia


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01/03/2018 Dicas de Alimentação para o Outono




O Outono é a estação do ano mais seca e com grandes variações climáticas, exigindo cuidados com o ambiente, vestuário e, principalmente, com a alimentação, esta deve fortalecer as defesas imunológicas e preparar o organismo para o inverno.

Dicas de Alimentação para o Outono:

 Consuma bastante alimentos ricos em vitamina C, como os vegetais verde escuros (rúcula, espinafre, brócolis), aipim, nozes e sucos como abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi;

 Invista em uma alimentação balanceada e saudável, como o famoso arroz com feijão, recomendam os nutricionistas, pois a dupla é rica em carboidratos e proteínas, fornecem energias, fibras, minerais e vitaminas;

 O uso de vegetais deve ser sempre variado com as quatro cores básicas, vermelhos/arroxeados, amarelos/alaranjados, brancos e verdes fazendo parte das principais refeições, almoço e jantar. A cor que não pode faltar é a branca; couve-flor, nabos, rabanetes, abobrinhas, cogumelos, cebola, aspargos, palmito, couve chinesa, berinjelas, repolho;

Devemos usar diariamente dois tipos de raízes, como a cenoura, o nabo comprido, rabanete, beterraba, raiz de lótus, inhame, batata doce, cará que protegem o pulmão e fornecem fibras para o bom funcionamento do intestino;

 Como já dito, o clima é bastante seco, portanto, beba bastante líquido. A água é a melhor opção para se tomar em todas as estações do ano. Beber alguns copos, algo em torno de 8 unidades, durante o dia equilibra o organismo e traz a hidratação necessária ao organismo. Mas beba sucos naturais e água de coco também;

 Opte pelos alimentos ensopados, afinal, é neles que você pode misturar diversos nutrientes em uma única preparação. As sopas são ideais para garantir energia e vitamina ao organismo. Invista nas receitas com verduras e legumes, feijão, lentilha ou soja e carnes cozidas, acompanhadas também de uma porção de batata ou pão;

 As frutas como melancia, melão e abacaxi são ideais para hidratar o organismo, pois são diuréticas.  Já as frutas cítricas são ótimas opções para incrementar o cardápio, devido seu valor nutricional;

 A natureza sempre fornece o que precisamos em cada estação, no outono temos os frutos mais consistentes, não tão aquosos e frios como os frutos do verão. As frutas da estação são ricas em vitaminas C, minerais, fotoquímicos e princípios bioativos como as fibras solúveis e insolúveis, elementos importantes imunidade e no intestino.

 O consumo de cálcio também tem sua importância e o mineral está presente nos leites e derivados (queijos e iogurtes), dando preferência aos desnatados, no gergelim e vegetais verde-escuros;

 Peça a seu nutricionista para ele indicar a melhor dieta para você. Pois cada indivíduo precisa ter determinada quantidade de nutrientes e calorias ao longo do dia .

 

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