Siga nosso Twitter

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e promoções em seu e-mail:

Gastronomia


Clique na imagem para ampliar

14/06/2016 Saiba como combinar vinhos com pratos típicos de inverno!




Poucas coisas combinam tão bem como inverno e vinho. Nesta época do ano, são comuns as reuniões de amigos ou encontros românticos voltados para a degustação de pratos típicos das noites frias, que, geralmente, são mais encorpados, como ofondue e as sopas

As combinações entre os pratos e os vinhos são chamadas de harmonizações.  Para fazer a harmonização adequada, avaliamos o vinho, o tipo da uva, o processo de vinificação e o grau de amadurecimento e envelhecimento, entre outros fatores, e casamos com a estrutura do prato, a intensidade dos sabores e temperos. É importante que um sabor não se sobreponha  ao outro: eles devem se completar.

 

Para fazer bonito na mesa de jantar e apostar na combinação perfeita de sabores, confira as dicas que da especialista sommeliere  da Vinícola Salton, Carina Cooper: 

Para harmonizar pratos típicos do inverno com o vinho mais adequado.

 

Fondue de queijo. É um prato originário da Suíça que geralmente mistura queijos gruyère e emmental. Ele deve ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay, que é mais leve e cujo sabor não se contrapõe ao gosto marcante do queijo.

O fondue de queijo deve ser harmonizado com um vinho branco de uvas Chardonnay. 

Fondue de chocolate. O ideal é servir com um licor de sabor doce e intenso, com teor alcoólico de 15%, adequado para sobremesas.

 

 

Cassoulet de feijão branco. Por ser um prato muito encorpado e macio, pede combinações que tenham a uva Merlot, também encorpada e que remete a uma sensação mais aveludada no paladar.

 

 

Joelho de porco. Como se trata de um prato um pouco mais gorduroso, a harmonização pede um toque refrescante. Aposte no vinho branco de uvas Sauvignon Blanc, que oferece acidez, ou Viognier, que possui corpo. “De preferência, escolha os vinhos de guarda, que passaram por barris de carvalho na elaboração e possuem um toque defumado”, aconselha a sommeliere.

 

 

Sopas. No geral, são bem harmonizadas com vinho tinto leve, de sabor fresco e frutado.

Sopas, no geral, combinam bem com vinhos tintos leves e de sabor frutado.

Puchero. Muito apreciado na Europa, o prato é a versão espanhola do cozido português. Por ser preparado com carne suína, grão de bico, feijão branco e batata, ele pede um vinho com textura médio a encorpado, preferencialmente feito com uvas Cabernet Sauvignon.

 

 

Polenta com ragu de cordeiro. Para a harmonização deste prato, o ideal é servir vinhos feitos da uva Merlot, que são frutados e macios e, ao mesmo tempo, mantêm o sabor e presença para acompanhar o ragu.

Outras Notícias

Veja mais Notícias
Contato Telefone 90 FM Blumenau Fone: (47) 3222-9090 | Fax: (47) 3222-9025

E-mail 90 FM Blumenau E-mail: 90fm@90fmblumenau.com.br
Acompanhe Twitter 90 FM Blumenau Twitter